IGREJA PRESBITERIANA DE ARARAS

Sede Rua Júlio Mesquita, 407 - Centro
Araras - SP
Telefone: (19) 3351-1403
E-mail: ipbararas@hotmail.com

Um pouco da história da Igreja Presbiteriana de Araras...

O trabalho presbiteriano em Araras está ligado ao nome do Rev. Alva Hardie. De seu relatório aí em 1911 temos estas ligeiras informações:

“Tomaria muito tempo falar acerca de todo nosso campo, que é grande, mas direi que Deus tem abençoado o trabalho em Araras, uma cidade na estrada de ferro, onde a obra foi começada há três anos, e doze pessoas foram recebidas e constituem um fiel grupo de peregrinos, trabalhando e viajando para uma terra melhor, ajudando um ao outro a levar sua carga e alegrando-se nas visitas de seu pastor e, de tempos em tempos, de outro ministro e dos estudantes de nosso seminário.

“Limeira é muito diferente. Após três anos, não há mudança visível. Poucos vêm às reuniões, e o salão foi fechado para comprimir as despesas. As reuniões estão sendo agora realizadas numa pequena sala de visitas de uma senhora idosa que a ofereceu para esse fim.” (The Missionary Survey, novembro de 1911).

Dez anos depois, escrevia o mesmo missionário no mesmo jornal (junho de 1921):

“Não há muito que dizer neste ano em nosso relatório. Foi, antes, um ano de ereção de templos. Parece que, durante os últimos três anos, temos estado tão ocupados na construção dos templos de Araras e Limeira, que não temos tempo de cuidar do lado espiritual e das necessidades do rebanho. E, assim, este ano tem sido empregado em endireitar algum lugar que estava torto. Estamos alegres em dizer que tudo agora está se movendo tão suavemente como seria desejável. O Mestre tem sido conosco... O mais animador aspecto de nosso trabalho em Araras é a Escola Dominical. Uma jovem professora mudou-se de Campinas para Araras e foi eleita superintendente de nossa Escola Dominical, e todos estão grandemente entusiasmados com nossa Escola. Temos também boas Escolas Dominicais em Limeira, Descalvado e Leme com sete professores e 163 alunos.

Em 30 de maio de 1927, foi organizada a IP Limeira.

Durante muitos anos, o pastor desta última cuidava do rebanho em Araras.

Em sua fase atual, o trabalho está ligado à transferência de residência para Araras da família do professor Wladislau Gomes, em 1957.O templo estava sendo usado pela Igreja Batista.Os poucos presbiterianos daí cooperavam com aquela igreja.Depois de dois anos dessa mudança foram reabertos os trabalhos(até então continuava com os batistas), com um pequeno grupo, interessado e ativo, sendo a congregação filiada a IP Leme. Em 18 de março de 1962, por determinação do Presbitério de Campinas, foi organizada a Congregação Presbiterial, com vinte e cinco membros maiores e dezesseis menores, conforme o Livro de Atas Pastorais da mesma congregação.Desde esta data de organização em Congregação Presbiterial até a da sua organização em igreja, foram seus pastores: Rev. Armando Pessaforte Amorim (como tutor do licenciado João Coelho), Américo Justiniano Ribeiro, Ary Barbosa Martins, Odair Olivetti, Sebastião dos Santos. Em sua reunião ordinária de 1970, o Presbitério de Campinas, atendendo ao pedido dos membros da congregação aprova sua organização. No dia 01 de fevereiro de 1970 a Igreja Presbiteriana de Araras é organizada.

A Igreja Presbiteriana a adota a Bíblia como única regra de fé e prática. Além disso, por ter suas raízes na Reforma Protestante do século XVI, reconhece que os Símbolos de Fé produzidos pela Assembleia de Westminster, em Londres. Conheça mais sobre nossa fé, lendo estes documentos: Breve Catecismo, Catecismo Maior e Confissão de Fé.

A Igreja Presbiteriana de Araras é parte da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB). Conheça o site oficial da IPB, em nível nacional: www.ipb.org.br.